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Ética e Inteligência Artificial na saúde: um diálogo necessário

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Os desafios da comunicação nestes novos tempos

por José Roberto Luchetti

 

A indústria da saúde tem testemunhado, nos últimos anos, avanços significativos no campo da Inteligência Artificial (IA), revolucionando a forma como diagnósticos são feitos, tratamentos prescritos e pacientes atendidos. Esse progresso também trouxe à tona questões éticas, de compliance e comunicação, que demandam bastante atenção.

A IA tem sido uma aliada valiosa na busca por diagnósticos mais precisos, tratamentos personalizados e otimização de processos e tempo. Algoritmos têm a capacidade de analisar enormes volumes de dados médicos, identificando padrões que seriam impossíveis para médicos e profissionais de saúde fazerem manualmente. Mas esse avanço tecnológico vem acompanhado de dilemas.

O primeiro desafio ético é o da privacidade. Com grandes quantidades de dados de pacientes sendo processados, como garantir que informações sensíveis não sejam violadas? Os sistemas de IA precisam ser estritamente regulados para proteger os dados pessoais dos pacientes. Além disso, a transparência sobre os algoritmos é questão essencial: de que forma a “máquina” chega àquelas conclusões? Ética e compliance exigem que a IA na saúde seja capaz de fornecer explicações claras sobre as recomendações. Entra aqui uma comunicação necessariamente cirúrgica com o cliente, seja ele um paciente ou mesmo um consumidor de produto ou serviço.

A comunicação eficaz sempre foi um componente crítico da ética e do compliance. As organizações de saúde devem ser ainda mais transparentes quanto ao uso de IA e seus impactos nos cuidados médicos. Os pacientes precisam estar cientes de como a IA está sendo usada em seu tratamento e quais medidas de segurança estão em vigor para proteger seus dados.

Paralelamente, médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, entre outros envolvidos precisam ser treinados para entender e confiar nas informações da IA, para que possam colaborar de forma ativa no tratamento, além de estabeleceram um diálogo franco com os pacientes.

A incorporação da IA na indústria da saúde oferece benefícios significativos, mas também apresenta desafios que não podem ser ignorados. É preciso estudar o tema com profundidade, entender o que a “máquina” nos traz e manter o olhar crítico. Só assim é possível fechar esses elos e trazendo ainda mais segurança para as decisões a serem tomadas. A comunicação simples, clara e objetiva é a chave para manter a reputação de organizações, empresas, médicos e profissionais de saúde. É ela que irá manter a humanização acima de tudo.

 

José Roberto Luchetti é jornalista e escritor, sócio da DOC Press, autor de “O Médico e o Jornalista” da editora Doc

 

* A opinião manifestada é de responsabilidade do autor e não é, necessariamente, a opinião do IES

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