Por Anna Luiza Rucas, Helca de Sousa Nascimento, J. Antônio Cirino e Lucas Paula da Silva
O Instituto Ética Saúde orienta em sua instrução normativa nº 02, que dispõe sobre o Programa de Integridade e sua implementação, o “desenvolvimento de plano de comunicação para difusão de uma cultura de compliance dentro da empresa”. Dessa forma, compreende-se que a comunicação efetiva é um dos sustentáculos para a estruturação/fortalecimento de uma cultura de compliance.
A partir da experiência exitosa da Agir – Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde ao implantar o Programa de Integridade e o Núcleo de Compliance da organização, elencamos algumas recomendações quanto às melhores práticas para orquestração de um adequado planejamento de comunicação quanto a esse tema nos serviços de saúde.
• Branding: O primeiro passo, e um dos mais importantes, é focar no branding (ou rebranding) da marca do serviço de saúde. Um diagnóstico quanto ao momento atual da identidade visual e organizacional é essencial para avaliar os próximos passos, sejam eles: atualização/renovação da logomarca, atribuição de um slogan coerente com a cultura de compliance, a construção ou revisão da missão, visão e valores da instituição, bem como a definição do padrão visual e textual das informações que concernem ao programa de integridade;
• Alinhamentos: Os temas de compliance precisam integrar a agenda de todos os profissionais da organização, em nível estratégico, tático e operacional. Dessa forma, é crucial definir um calendário de reuniões fixas para os públicos, agrupando-os da melhor forma, para orientar quanto às melhores práticas, de forma rítmica e acompanhando a evolução dos aprendizados dos participantes;
• Sensibilização: Continuamente também é necessário fortalecer a sensibilização dos públicos internos e externos para com os assuntos de integridade, utilizando (ou criando) os meios e canais de comunicação para que a informação alcance os diferentes stakeholders, com um cronograma periódico e conteúdos envolventes e que gerem o engajamento;
• Desenvolvimento: O plano de comunicação também pode contemplar todo o aspecto de desenvolvimento das pessoas para o tema de compliance, com o apoio na produção de conteúdos educacionais e também para a organização de eventos periódicos, a exemplo do Encontro Integridade, realizado pela Agir;
• Estilização: Os conteúdos de compliance, integridade e ética, para que sejam mais atraentes e despertem interesse dos públicos do serviço de saúde, precisam de um olhar comunicacional, para a revisão da escrita, tornando-a compreensível para todos, uma diagramação que priorize aspectos visuais para melhor fixação dos conteúdos, bem como uma hierarquização das informações adequada.
O objetivo é que, por meio dessas estratégias ampliadas do plano de comunicação, seja possível implantar uma forte cultura de compliance, contribuindo para que as ações voltadas à conformidade tenham cada vez mais adesão e engajamento. Investir em uma comunicação efetiva para os temas de integridade e ética é crucial para todas as organizações de saúde.
Anna Luiza Rucas é Chefe do Núcleo de Comunicação e Marketing, Helca de Sousa Nascimento é Chefe do Núcleo de Compliance e Integridade, J. Antônio Cirino é Diretor de Ensino e Desenvolvimento e Lucas Paula da Silva é Superintendente Executivo, da AGIR, Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde.
* A opinião manifestada é de responsabilidade dos autores e não é, necessariamente, a opinião do IES
Otimo artigo, um plano eficaz de comunicação é imprescindível para o fortalecimento da Ética e compliance no ambiente corporativo e os pontos levantados no texto são relevantes para serem considerados.
Excelente exposição! E realizar esse trabalho em conjunto com setores como endomarketing e RH é só sucesso.