por Helca de Sousa Nascimento e Lucas Paula da Silva, representantes da Agir
Desde 2019, a Agir aderiu ao convite do Instituto Ética Saúde, para ser tornar uma entidade associada, sendo já integrante do IBROSS, Instituto Brasileiro de Organizações Sociais de Saúde, que tem como propósito a defesa do modelo de gestão por organizações sociais de saúde que atuem em conformidade com a legalidade e a ética.
A Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde – Agir é qualificada como Organização Social pelo decreto estadual n° 5591/02, sendo reconhecida como entidade de utilidade pública e de interesse social por força do artigo 13 da Lei Estadual 15.503/05, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS) pelo Ministério da Saúde.
A Agir se destaca pela eficiência no gerenciamento de unidades públicas de saúde de média e alta complexidade, mediante contrato de Gestão. Atualmente, com atuação consolidada no Estado de Goiás, tem buscado disseminar sua experiência de parceria administrava com excelência, aliando-se a parceiros de reputação ilibada, como o Instituto Ética Saúde.
Desde 2019, a Agir aderiu ao convite do Instituto Ética Saúde, para ser tornar uma entidade associada, sendo a integrante do IBROSS, Instituto Brasileiro de Organizações Sociais de Saúde, que tem como propósito a defesa do modelo de gestão por organizações sociais de saúde que atuem em conformidade com a legalidade e a ética.
Em 2020, com os desafios enfrentados pela cadeia de valor do setor saúde, advindos da pandemia de Covid-19, o Instituto Ética Saúde exerceu protagonismo ao nortear seus parceiros com instruções normativas sobre adversos temas essenciais. Como relacionamento ético com fornecedores (IN nº 15), por exemplo, dos atores envolvidos, mitigando riscos.
Dessa forma, esse vínculo entre o lES e seus associados, como a Agir, vem se fortalecendo por condutas assertivas e transparentes. A Agir tem participado efetivamente nos movimentos salutares encampados pelo Instituto Ética Saúde, para mediar soluções no combate a condutas ilícitas no âmbito dos serviços de saúde.
A partir de 2023, a Agir assumiu a posição de liderança do IBROSS, em uma clara evidência de reconhecimento das demais organizações sociais de saúde integrantes desse instituto sobre a contribuição feita pela entidade para a implantação desse modelo de gerenciamento em saúde no Estado de Goiás e o impacto positivo em todo o País, com qualificação dos serviços públicos de saúde.
Outra evidência do apoio da Agir às notáveis iniciativas do Instituto Ética Saúde foi sua adesão ao Marco de Consenso Brasileiro para a Colaboração Ética Multissetorial na área da saúde, que tem como um de seus objetivos promover relacionamentos colaborativos, onde a transparência e a integridade prevaleçam entre os diferentes atores envolvidos no sistema de saúde, com foco no bem-estar do paciente.
Os instrumentos de autorregulação do IES embasaram muitas normativas internas aplicadas pelos Comitês Corporativos de Ética e de Segurança da Informação da Agir. Essa sintonia de meios de prevenção e enfrentamento de práticas corruptivas fortaleceu cada vez mais o vínculo entre Agir e IES.
A Agir foi patrocinadora da I Semana da Ética, iniciativa do IES, realizada em 2023, e pode participar da Rodada Ética e Gestão Pública na Saúde | Cases de Sucesso, onde expôs o gerenciamento exemplar de dois hospitais estaduais de referência no Estado de Goiás.
Nessa oportunidade, a Diretoria Executiva do Instituto Ética Saúde propôs a estruturação conjunta de um Plano de Execução, para promover o avanço cada vez maior na nossa batalha diária em prol da ética na saúde.
Dessa forma, participar da eleição para nova composição de membros do Conselho de Administração do IES demonstrou-se estratégia viável para a Agir potencializar sua contribuição a esse plano de execução de combate conjunto a atos ilícitos, destacando a sua idoneidade como organização social de saúde.
Efetivada a eleição e obtida a confiança dos associados para esse exercício de mandato, a Agir representa o paradigma do gerenciamento eficaz de recursos públicos e entrega de resultados qualitativos, sendo esse seu perfil no Conselho de Administração, para trazer ainda mais respeitabilidade a essa possibilidade jurídica de parceria entre as esferas pública e privada para o bem comum.
A Agir representa o paradigma do gerenciamento eficaz de recursos públicos e entrega de resultados qualitativos, sendo esse seu perfil no Conselho de Administração, para trazer ainda mais respeitabilidade a essa possibilidade jurídica de parceria entre as esferas pública e privada para o bem comum.
Artigo publicado na Revista UPpharma Doctor, nº210 – ano 46 – Jul/Ago 2024
Helca de Sousa Nascimento é Chefe do Núcleo de Compliance e Integridade e Lucas Paula da Silva é Superintendente Executivo, da AGIR, Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde.
* A opinião manifestada é de responsabilidade dos autores e não é, necessariamente, a opinião do IES